sábado, 22 de outubro de 2011

Começou ontem a Conferência das Mulheres do DF

A abertura da 3ª. Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres  contou com uma representação expressiva de mulheres vindas de todas as regiões do DF, dos mais variados matizes, movimentos sociais e de mulheres, entidades, organizações e autoridades.

A mesa de abertura foi composta pela anfitriã, Secretária de Estado da Mulher, Presidenta do Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal, Doutora Olgamir Amancia a Senhora Júnia Puglia, coordenadora de programas da ONU – Mulheres, a Senhora Lúcia Camine, representando a Ministra Iriny Lopes – Secretária de Políticas para as Mulheres a Senhora Liege Rocha – Representando a FeDIM - Federação Democrática Internacional de Mulheres e a União Brasileira de Mulheres, o Professor José Geraldo Júnior, reitor da Universidade de Brasília, a Deputada Federal Erika Kokay – PT/DF, Doutora Danielle Martins – Representando o Ministério Público do Distrito Federal, Delegada Mônica, da DEAM, representando Mailine Alvarenga – Diretora da Polícia Civil do Distrito Federal a Deputada Distrital Rejane Pitanga - PT/DF, Arlete Sampaio – Secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Governo do Distrito Federal, Josefina dos Santos – Secretária de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Distrito Federal, Ana Helena Paixão – Secretária-Adjunta de Comunicação do Governo do Distrito Federal.

Durante o ato político aconteceram seis homenagens em três momentos diferentes. No primeiro bloco foram homenageadas Jornalista Mara Régia di Perna e a Deputada Maria Laura Pinheiro. No segundo momento a homenagem foi para duas mulheres que tiveram suas vidas dedicadas a causas relevantes na busca de uma sociedade de igualdade, deixando um importante legado às mulheres do Distrito Federal, Adnair França dos Santos e Neide Castanha. Por elas, receberam a homenagem o senhor Jaime Sautschuk, marido de Adinair França dos Santos e a senhora Neuza Castanha, irmã de Neide Castanha.

No último bloco a homenagem foi para todas as mulheres vítimas da violência doméstica, simbolizadas por dois casos recentes de vítimas fatais, Suênia de Sousa Faria e Vanessa Souza Ribeiro dos Santos, recebida por Silene de Souza Faria e Aury Ferreira de Souza, respectivamente.

Ao final do Ato Político, as conferencista foram brindadas com um jantar.

Um comentário:

  1. Há uma situação que gostaria de compartilhar com a Secretária: é a quantidade de sites e anúncios em jornais de "acompanhantes" no Distrito Federal.

    Há um enquadramento penal: que é o da exploração da sexualidade alheia.

    Existe "uma viseira" e "uma venda" - deixando invisíveis Mulheres Jovens, que são exploradas por suas "patroas", que as mantém em sistema de cativeiro em até 24 horas por dia, para programas de uma hora, de hora em hora. Há uma tabela de R$ 200,00 a hora, sendo a renda repartida ( um contrato oneroso)

    ResponderExcluir