segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Conferência da Mulher é um marco no DF

Chegou ao fim a 3ª. Conferência Distrital de Políticas para as Mulheres. Neste domingo as conferencistas apresentam o resultado dos trabalhos de grupo, debatidos ontem. As propostas aprovadas pelo plenário servirão para elaboração do 1° Plano Distrital de Políticas para as Mulheres. Dez temas serviram de base para o debate, originando centenas de propostas a serem incorporadas ao Plano.

Os temas tratados foram: 1) Autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social; 2) Educação inclusiva, não sexista, não racista, não homofóbica, não lesbofóbica; 3) Saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; 4) Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres; 5) Participação das mulheres nos espaços de poder e decisão; 6) Desenvolvimento sustentável no meio rural e na cidade, com justiça social e ambiental e segurança alimentar; 7) Direito a terra e a moradia digna com toda a infra-estrutura social, considerando as realidades específicas dos meios rural e urbano e comunidades tradicionais; 8) Cultura, comunicação e mídia igualitárias democráticas e não discriminatórias; 9) Enfrentamento do racismo, sexismo e lesbofobia; 10) Enfrentamento das desigualdades geracionais, com atenção especial às jovens e idosas.

Após a votação e aprovação das propostas, foram eleitas as delegadas do Distrito Federal para a 3ª. Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, sendo 15 representantes governamentais e 36 mulheres dos movimentos sociais, entre elas, ciganas, indígenas, quilombolas, trabalhadoras do campo e das cidade, empreendedoras, artesãs, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário